IDENTIDADE

Matiz: Variedade de colorido, cada uma das gradações de uma cor.

Sabemos hoje que o conceito de saúde mental não se refere apenas à ausência de doença. Saúde e doença mental têm silêncios e ruídos específicos que ao longo da vida assumem diferentes tonalidades e que em determinados momentos conduzem a dificuldades ou impossibilidades de adaptação e sofrimento psíquico.

Os dados mais atuais dizem-nos que Portugal apresenta das mais elevadas taxas de prevalência de doenças mentais da Europa. Este dado é preocupante, já que se sabe que as perturbações psicológicas e os problemas relacionados com a saúde mental são a principal causa de incapacidade e uma das principais causas de morbilidade e morte prematura nos países ocidentalizados.

No entanto, a cobertura do território nacional por serviços na área da saúde mental é ainda incompleta e uma elevada percentagem das pessoas com problemas neste domínio permanece sem acesso a cuidados especializados. Esta situação tem condicionado a possibilidade de recuperação de muitas pessoas, trazendo repercussões a nível pessoal, familiar e social.

Considerando as atuais políticas de saúde mental, os diagnósticos territoriais e as estratégias validadas e divulgadas pela comunidade científica nacional e internacional, este projeto visa potenciar a articulação intersetorial, numa lógica de participação social para a resolução destes problemas, promovendo cuidados mais próximos da comunidade numa região que sabemos tão afetada por questões ligadas à interioridade.

A sua finalidade visa, assim, assegurar o acesso a cuidados de promoção na área da saúde mental e iniciativas ligadas ao apoio, intervenção, formação e prevenção neste domínio para a população em geral e cidadãos com perturbação mental, familiares e cuidadores.

IDENTIDADE

A Matiz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que pretende melhorar alguns aspetos no domínio da assistência nos cuidados de saúde mental na região de Trás-os-Montes, com especial incidência no concelho de Mirandela, visando facilitar o acesso aos mesmos a toda a população, de uma forma equitativa em todas as fases da vida.

Matiz: Variedade de colorido, cada uma das gradações de uma cor.

PRINCÍPIOS DE INTERVENÇÃO

Este projeto visa potenciar a articulação intersetorial promovendo cuidados mais próximos da comunidade numa região que sabemos tão afetada por questões ligadas à interioridade.

Colaboração para a promoção da saúde mental da população.

Respeito pela salvaguarda dos direitos humanos e pela diversidade da pessoa, igualdade de género e valorização das diferentes culturas e saberes.

Colaboração para a desmistificação social da doença mental.

Respeito e salvaguarda dos direitos dos cidadãos com perturbação mental, nomeadamente o acesso a cuidados adequados, residência e emprego, bem como a proteção contra todos os tipos de discriminação.

Responsabilidade no compromisso assumido com os beneficiários, familiares, associados, equipa técnica e parceiros onde serão ponderados os benefícios e consequências da sua atuação.

Cooperação revelada na colaboração intra e intersetorial para a prossecução da missão e objetivos da associação, através de uma boa comunicação, trabalho em equipa e dedicação, por forma a potenciar os contributos de todos para um fim comum.

“Sem saúde mental não há saúde. É a saúde mental que abre aos cidadãos as portas da realização intelectual e emocional, bem como da integração na escola, no trabalho e na sociedade. É ela que contribui para a prosperidade, solidariedade e justiça social das nossas sociedades. Em contrapartida, a doença mental impõe múltiplos custos, perdas e sobrecargas aos cidadãos e aos sistemas sociais.”
Livro Verde
Melhorar a saúde mental da população (Bruxelas, 2005)

OBJETIVOS DO PROJETO

Este projeto visa assegurar o acesso a cuidados de promoção na área da saúde mental e iniciativas ligadas ao apoio, intervenção, formação e prevenção neste domínio para a população em geral.

Promoção da Saúde Mental na Região

Contribuir para a promoção da saúde mental na região de TOM e reduzir o impacto das perturbações mentais, com especial incidência no concelho de Mirandela.

Facilitar o acesso e a continuidade de cuidados

Facilitar o acesso e a continuidade de cuidados a cidadãos com perturbação mental, independentemente do género, situação social e económica.

Planeamento e gestão do processo terapêutico

Envolver as pessoas com perturbação mental no planeamento e gestão do seu processo terapêutico.

Proximidade na prestação de cuidados

Assumir a responsabilidade de prestação de cuidados na área da saúde mental inseridos na comunidade sem que as pessoas tenham que se afastar significativamente do seu local de residência.

Estimulando a participação da comunidade

Considerar os familiares e cuidadores formais e informais enquanto parceiros fundamentais para a estruturação de respostas adequadas, estimulando a sua participação e facultando o acesso a apoio e informação.

Proteger as necessidades de grupos vulneráveis

Proteger as necessidades de grupos especialmente vulneráveis (pessoas com incapacidade, comportamentos aditivos, outro tipo de problemáticas sociais associadas).

Acesso a cuidados na área da saúde mental em TOM

Assegurar um acesso mais equitativo a cuidados de qualidade na área da saúde mental na região de Trás-os-Montes.

Responder a um conjunto alargado de necessidades

Facultar um leque de respostas variadas de modo a responder a um conjunto alargado de necessidades.

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida

Reduzir a vulnerabilidade psicossocial das crianças, jovens e adultos em situação de fragilidade psicológica/emocional e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.

Promover a inserção no mercado de trabalho

Promover o Recovery, através da criação de condições que favoreçam a autodeterminação e procura de um caminho próprio por parte das pessoas com problemas de saúde mental, promovendo a sua autonomia, independência e inserção no mercado de trabalho.

Associação Matiz

ÓRGÃOS SOCIAIS

Quadriénio 2017 - 2021

Mesa da Assembleia Geral

Sónia Madureira Romano

Presidente

Ana Cristina Cruz Gomes

Secretário

Marta Raquel Fontoura Miranda

Secretário

Direção

Sara Maria Miranda Araújo

Presidente

Elodie Andreia Silva Teixeira

Vice-Presidente

Rui Manuel Teixeira da Costa

Tesoureiro

Conselho Fiscal

Maria de Lurdes da Silva Martins Neves

Presidente

Ema Sofia Fernandes Salvador Dias Pires

Vogal

Francisco Miguel Beato Silva de Sousa

Vogal